A BÍBLIA DO PERUCA: Jesus Peruca e a pesca “milagrosa”


Terrivelmente desanimado, Jesus Peruca, retornou à Petraléia e, para tirar a urucubaca que o acompanhava, e transformava todos seus milagres nos piores fiascos, foi procurar seu primo feiticeiro, Jonão Farrista Peruca, nas margens do Mar Morto (que, naquela época chamava-se “Mar dos Peixes Ligeiros”, tendo tomado o novo nome em razão do feito fantástico de Jesus Peruca, praticado em suas águas).

Quando Jonão Farrista tratava de deitar uns “dez quilos” (eta número que o perseguia!) de sal grosso sobre seu lombo, pra tirar o quebranto, o mau olhado, o puro e rotundo azar de nascimento, eis que o espírito santo fudedor de virgens baixou no ombro de Jesus Peruca, na forma de um lustroso urubu, gritando para todo mundo ouvir: “Ô, minha gente, ninguém se meta com este rapaz aqui não, que ele é meu filho! É vaidoso, apesar de burro! Completamente imbecil e estabanado… Não dá uma dentro, mas é poderoso e foi parido na farra mais sacana da minha vida… Vocês nem imaginam o que a mãe dela sabia fazer com a líng…” – E, antes que terminasse a indiscreta inconfidência, foi interrompido por Deus Peruca em pessoa, que tratou de cantar a xaroposa ladainha, fazendo saber a todos os presentes que Jesus Peruca, seu filho por procuração (que o espírito santo era um mero executor do tesão do Pai Maior), era o redentor da humanidade, que havia de tirar do lombo de todos o pecado da sacanagem perpetrada por Adão Peruca, etc., etc. e etc.

Foi então que se acercaram de Jesus Peruca uns pescadores tão espertos quanto ele, reclamando: “Mestre, estamos desesperados! Há dias que lançamos a rede no mar e não pescamos nada!”

Jesus Peruca era um asno, mas, como dissera o urubu do espírito santo malandro, tinha lá os seus poderes, entre eles uma clarividência bem superior a de uma anta, e segurou-se para não se cagar de rir, pois estava na cara que os sujeitos nunca tinham pescado nem cochilo nas suas vidas, pois rede não se lança. O que se “lança” às águas é tarrafa!

Mas, como um infalível filho preferido de Deus Peruca, representante direto de sua sabedoria e onipotência na terra não poderia recusar-se a fazer o bem a tão necessitadas criaturas. E anunciou pomposamente: “Como vocês, apesar de sua burrice congênita, tiveram fé e me procuraram, farei a vontade de meu pai e vos darei um milagre sem qualquer custo, nem taxa de juros! Não precisareis mais que acreditar-me e nem de redes necessitarão, pois os peixes, a uma ordem minha, virão até vós!” E retirou-se, só e enigmático, para um matinho que havia na outra extremidade do mar, fora das vistas de todos!

Desta vez não deixaria o azar estragar o seu “milagre” e (a conselho do diabo Nandínius Andarola, que lhe assoprou nas ventas que não confiasse tanto assim no Urubu do Espírito Santos), tratou de envenar o mar.

De lá voltando mandou que entrassem mar adentro e colhessem os seus frutos e eis que os pescadores conseguiam pegar peixes até com a mão, pois os bichos, estonteados e com aquele invariável “olhar de peixe morto” se deixavam levar pelas ondas e carregar pelos pescadores.

Toda a aldeia ficou muito feliz e foram para suas casas e fritaram peixes numa quantidade como nunca haviam visto em toda sua vida, nem mesmo os velhos caducos de noventa anos! Mas, naquele dia, a aldeia de Perucalé quase se extinguiu, pois quase todos que comeram do peixe milagroso morreram de envenamento e os que sobreviveram, depois de uma forte caganeira de saltar os olhos para fora, agradecidos pelas bênçãos que lhe concedera Deus Peruca por nele acreditarem, se tornaram os primeiros discípulos de Jesus Peruca.

Ubirajara Passos

Anúncios

2 comentários em “A BÍBLIA DO PERUCA: Jesus Peruca e a pesca “milagrosa”

  1. guilherme disse:

    cara … de boa mesmo ! acho que todos nos temos o livre harbitrio pra expressarmos oque pensamos e oque sentimos !! mas acho que vc ta exagerando um poko em usar a biblia pra suas lorotas ai .. tanta coiza coiza legal pra vc criar satiras !! e vai brinca logo com a crença dos outros !!! respeito tuas opnioes .. mas acho que vc nao respeitando as opnioes e a fe dos outros !!!
    vo te da um conselho .. se vc ta afim de chama a atencao !! ja sabe oque fazer ne ! abracos e vo reza pra vc ter ideias boas da proxima vez !!! nao brinque com coiza seria cara !!

    FALOW !

    Curtir

    • Guilherme: vou te contar um segredo. Eu também creio em Jesus Cristo. No Jesus operário, homem saudável, iconoclasta, crítico anarquista e revolucionário que queria uma vida de gente pra seu povo e pra humanidade. Não no Cristo metido a deus, sado-masoquista a se deixar imolar numa cruz pra pagar as falhas alheias, e a fazer o elogio do sofrimento.
      E tanto admiro o filósofo místico, o revolucionário político, o anarquista irreverente e contrário a convenções, o racionalista de livre pensamento que foi Cristo, que me sinto à vontade para levar o Peruca ao contexto bíblico e transformá-lo em Cristo. Pois a Bíblia do Peruca é menos uma sátira ao cristianismo que o aproveitamento de mitologias que se mostram apropriadas ao clima próprio das aventuras e desventuras do Peruca em histórias deste personagem.
      Seja como for, agradeço suas rezas. Estou realmente precisando de inspiração e elas serão muito úteis.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s