PEQUENO DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO SOCIAL – 4


Vaidade: originária dos termos latinos vanitas, vanitatis – cujo significado é, nada mais nada menos, que vacuidade (o que é próprio do vácuo), ou seja: VAZIO ABSOLUTO! A palavra equivalente em espanhol (vanidade) é ainda mais esclarecedora, pois sua própria sonoridade (que no Português perdeu o anasalado do primeiro “a”) nos faz identificar a referida característica psicológica com aquilo que é vão, fútil, inútil e sem qualquer importância.

O vaidoso típico, portanto, não é aquele sujeito arrogante (mas eventualmente competente), grávido das suas qualidades e que se julga superior a todos, nem o narcisista orgulhoso e apaixonado por si mesmo.

O que caracteriza profundamente o vaidoso “clássico” (não só no sentido linguístico do latim, mas típico em termos de comportamento) é o imbecil cheio de si, que se auto-atribui a maior importância e valor, mas que (ao contrário da auto-promoção sofregamente procurada) é, na verdade, um redondo e absurdo “NADA”. Aquele cara tão medíocre e desprovido de qualquer capacidade que o distinga de um asno, que necessita, viltalmente, impor sua miragem de fama e superioridade a manadas e hordas de milhares, milhões e bilhões de seres humanos, seus irmãos de espécie, para não cair no caos interno e no suicídio.

Um Darcy Ribeiro (que adorava um elogio sobre si), por exemplo, até poderia ser um narcisista, mas criaturas como Lula (além de safado, completamente inábil e medíocre – vide a famosa gafe em visita ao continente africano: “achei aqui tudo muito limpo, nem parece a África”) ou George Bush são o protótipo do vaidoso, que, como um ciclone ou um tornado, nada possuem em seu interior (o centro), mas espalham catástrofe e desgraça por toda área atingida pelo raio de sua circunferência.

Ubirajara Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s