DEPRESSÃO


Mil perdões aos leitores (que, pela estatística de hoje, parecem ter debandado), mas inúmeras casualidades (entre elas a preguiça homérica que nos dá o calor santa-rosense e o festival de trago após a volta da Argentina, no final do carnaval) me impediram de postar algo novo.

Estive em Oberá e Posadas (a segunda cidade e a capital da província argentina de Misiones) em Encarnación (cidade paraguaia que faz fronteira com Posadas, separada que é desta pelo Rio Paraná) entre o domingo e a terça-feira de carnaval e somente hoje à noite (há uma hora atrás) retornei de Santa Rosa para Gravataí. Amanhã principio uma série de crônicas narrando as aventuras e desventuras da viagem internacional. Por hoje deixo os meus desconsolados leitores na companhia de um velho poeminha de fossa filosófica.

DEPRESSÃO
(Isto é Poesia?)

“O crepúsculo esbraseia no horizonte”,
Tudo se esvai e, insosso, sem sentido,
Sigo o “pulsar frenético das horas”;
Sem interesse, envolto em tédio.

O amargor da alma me espicaça;
Estranhamente, ainda que o não queira,
A depressão invade-me o espírito.
Cada centímetro, descolorido,
O mundo esvai-se e se dissolve em minha mente.
Nem sequer forças para lamentar
Tem minha alma e o único prazer
Que encontra, estranho, abastardo,
É o sofrimento.

Só um impulso, desgastante, violento,
Terrível satisfaz-me;
E, após, violento, o cansaço se me abate.
Não tenho forças, sequer, para o suicídio.

Gravataí, 23 de agosto de 1992

Ubirajara Passos

Um comentário em “DEPRESSÃO

  1. Em 02.03.07, às 08:56:45, carlão disse :
    estamos no aguardo dessas crônicas – agora internacionais – tão bem elaboradas pelo ilustre colega!!! Atenção especial para “Encarnación”, lá onde nasceu Zely Dias Vicente. Criei um blog também, mas deixo de te dizer o endereço, pois não está no teu nível intelectual ( fora o efeito avacalhantis mórbidus…). Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

