VAGO ANSEIO


Como o meu amigo xupaxota, ando curtindo, especialmente neste solitário feriadão de Natal, a pior depressão do mundo. O que me manda a inspiração literária ao reino da puta que pariu, sobrando apenas o tédio de quem quer escrever algo, mas simplesmente se encontra seco por dentro.

Ao contrário do meu camarada baiano, porém, não consigo deixar os leitores a ver navios em pleno deserto! Nem que seja com o estoque de textos antigos. Assim, vai aí mais um poema de amor para deleite dos mais românticos e distração dos demais. Gracias, y hasta la vista!

Vago Anseio

Numa manhã do futuro imprevisível,
Inédita em meio à abstinência involuntária,
Quem sabe, um dia, antes que eu me esvaia
Em partículas de pó pelo universo,
Surgirás tu do nada inesperado!

Quem sabe antes que o cansaço se transforme
Na terrorífica e eterna inexistência,
Enfado, fria indiferença
Ou a curiosidade contida e temerosa!

Quem sabe, em meio à brisa de um outono,
Num pomar de luz coada em perfume de erva doce,
Eu não precise atirar-me à atenção alheia,

Nem seja vítima de um fascínio indesejado,
Mas encontre no olhar da encarnação do belo
O mesmo fogo e a cumplicidade muda!

Quem sabe, neste dia, companheira,
Vinda de auroras que o tempo esqueceu,
Me envolverás em teus braços com a força
De um desejo absoluto e solidário!

Não peço à vida mais que este momento.
Ainda que o seu último ele seja,
Terá valido por todas insônias,
Por todos os prazeres incompletos
E as angustiadas buscas sem sucesso!

Se o destino condenou-me à aridez
Do desamor e da solidão acompanhada,
Que eu possa, por um breve e único instante,
Sentir em ti o mesmo fogo exasperado
E incendiar este nosso mundo sáfaro!

Gravataí, 26 de novembro de 2005

Ubirajara Passos

Deixe um comentário

