BREVE NIRVANA ETERNO


A conturbada relação com a minha gata preferida tem rendido, ao longo dos anos, poemas de amor de todas as formas e níveis de inspiração. O que segue não é exatamente o melhor de todos, mas espelha fielmente o clima do nosso “caso” nos últimos tempos. Aos leitores exigentes advirto que alguns versos sofrivelmente melosos (dignos da imitação dos românticos mais pedantes do século XIX) são antes produto da minha bestice apaixonada do que eventual medriocridade literária. Divirtam-se e “hasta la vista”.

Breve Nirvana Eterno

Como eu queria ter-te para sempre,
Deitar minha cabeça no teu ventre suave,
Te afagar os cabelos e sonhar
O paraíso que és, eternamente.

Como queria à beira da calçada
Me abaixar pra resgatar a lágrima
De ti vertida na tristeza inclemente
E fazer dela o meu próprio amuleto,

Sofrer contigo tuas contrariedades,
Chorar contigo, baixinho, e transmutar
Toda tristeza em desejo, ternamente.

Como eu queria partilhar as horas
Todas da tua vida, as loucuras
Os frêmitos de cólera e os prazeres.

Como eu queria que na Terra inteira
Somente houvesse nós dois: um para o outro
E nada além da lua e do tesão.

Como eu queria que o raro vulcão,
Que as frágeis lavas incendeiam-nos os corpos,
Fosse só nosso e não houvesse os outros!

Como eu queria ser o único motivo
Da tua existência e tu a única mulher
A consumir os meus cansados olhos,
A endurecer em rocha o meu desejo.

Como eu queria que o momento breve
Em que se enroscam nossos corpos mudos
Enlaçasse também as nossas almas
Num gozo além da mais longínqua estrela

E fosses minha, só minha e eu só teu,
Num murmurar de gemidos e suspiros,
Nos derretendo e incendiando eternamente!

Gravataí, 4 de fevereiro de 2006

Ubirajara Passos

Deixe um comentário

