UM POEMA SOLITÁRIO


Quando a penumbra toma nossa alma e a melancolia nos envolve no seu gozo mórbido, só a cólera endoidecida é capaz de nos curar. Por incrível que pareça, o mundo atual padece mais de falta de cólera e intolerância (coléra com a miséria e opressão, a desumanização e coisificação a que somos expostos todo dia e intolerância com os interesses e atitudes dos “donos” da sociedade que nos impõem seu domínio) do que seu eventual excesso. Assim, para lenitivo dos leitores que, como eu, se encontram imersos no cinza do cansaço e do desconsolo, vão a seguir alguns poeminhas instigantes:

Solidão:

Maldita companheira, muda e indesejada,
Que nos insufla com tua presença
Os mais tristonhos, ruminantes pensamentos,

Tu, que és avó do mundo, que lá estavas
Quando um peido quântico criou tudo,
Por que insistes, tão pequeno sou,
Em preocupar-se comigo e acompanhar-me?

Esta tua cara imóvel e tediosa
Faz mal ao meu espírito boêmio
E azeda o vinho que sorvo contigo.

Te some, velha deusa encarquilhada!
Se a tua visita eventual é inspiradora,
A permanência em minha casa é insuportável

Vai ir morar aonde sejas útil:
Nos cemitérios que, eu sei, te entediam,
Na vastidão do deserto do Sahara,
Ou com os safados que oprimem o povo!

Gravataí, 26 de agosto de 2006

Ubirajara Passos

******************************************************

PEQUENO BESTIALÓGICO METAFÓRICO POPULAR

Fui-me à puta que pariu,
O Diabo que o carregue é meu irmão,
Tomar no cu vai tu.

Lamber sabão talvez seja o remédio –
Que tomar banho é coisa muito chata,
Plantar batatas ou ir à merda dá trabalho
E pentear macaco, além de temeroso,
É coisa antiga do tempo da onça

Caduca
Que
miava ao longo do caminho
Lá onde o Judas perdeu botas rotas
E foi se fuder sem nenhum auxílio externo!

Gravataí, 15 de outubro de 2005

Ubirajara Passos

Deixe um comentário

