O GOLPE VEM A CAVALO


 

“02/08/2006 – 17h11
Lula admite Constituinte para fazer reforma política

Ricardo Amaral
Em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (2/8) que pode enviar ao Congresso, depois das eleições, proposta de emenda constitucional (PEC) propondo a convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva, com a finalidade específica de votar a reforma política.

Lula admitiu a convocação da Constituinte exclusiva, que seria uma assembléia paralela e independente do Congresso, durante encontro com uma comissão de juristas e ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no final da manhã, no Palácio do Planalto.

“Quando se levantou o tema da reforma política, alguns juristas levantaram a necessidade de Constituinte exclusiva e específica para tratar desse tema”, relatou a jornalistas o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, depois da reunião.

“O presidente respondeu que, se houver um forte movimento da sociedade neste sentido, coordenado inclusive pela OAB, e com a colaboração dos demais poderes da República, e se concluir que é o melhor para o país, ele pode mandar uma PEC ao Congresso, depois das eleições, independentemente do resultado das eleições”, acrescentou o ministro.

“A proposta de emenda, além de tratar da convocação, definirá “os aspectos da Constituição que precisam ser revistos para a reforma política”, disse Genro, já que as relações políticas são tratadas em diversos capítulos da carta constitucional.

“De acordo com o ministro, a convocação da Constituinte específica e exclusiva é uma das alternativas para se chegar à reforma. Tarso esclareceu que o presidente Lula aceitou a sugestão, mas não foi o autor da proposta.

“OAB revelou
A reunião de Lula com o grupo de juristas terminou por volta das 13h e, nas entrevistas que deram em seguida, nem o ministro Tarso Genro nem os nove membros da comissão tocaram no tema da Constituinte. Falaram apenas sobre o aperfeiçoamento das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), tema oficial da audiência.

“Duas horas depois, a OAB divulgou em sua página na Internet o teor de um telefonema de Genro ao presidente da entidade, Roberto Busato, no qual o ministro dissera que Lula havia concordado com a convocação da Constituinte “desde que a OAB seja favorável”.

“Só depois Genro voltou a falar com os jornalistas para confirmar a informação e esclarecer os detalhes da conversa. “

A notícia acima reproduzida ou é piada, ou Lula tomou um porre durante a reunião e incorporou o espírito de Napoleão, ou, coroando a sua vocação de ditador fascista, quer nos impor, de qualquer forma os seus planos de nos ver todos felizes, ou seja: em fila, de manhã cedo, famintos (mas com o colarinho branquíssimo e as unhas limpas) a gritar de alegria – viva Luís Inácio, nosso pai, que não dorme preocupado em como planejará cada detalhe de nossos dias para que os salários de miséria, o autoritarismo de patrões e governantes e a merda geral não nos entediem!

É bem verdade que as eleições no Brasil, com um povo faminto (a maior fome desde a ditadura militar, que é a grande obra do Luís Inácio, além do mensalão) e robotizado pela TV já são uma piada. Mas, volta e meia, algo dá errado na engrenagem destinada a perpetuar os privilégios de banqueiros, multinacionais e aquela meia dúzia de ricos donos de empresas com algum capital nacional, e se infiltra no “poder formal” do Estado algum governador Leonel Brizola ou algum senador Darcy Ribeiro para expor a vergonheira toda ou amenizar (concretamente e não com a esmola dos “bolsa-família”) a desgraceira. Se os CIEPs projetados por estes dois últimos tivessem seguido existindo, no mínimo os traficantes e o PCC teriam perdido alguns milhares de aviõezinhos, prostitutas e assassinos para o emprego formal ou, quem sabe, para uma guerrilha de transformação deste país em algo que sirva a seu próprio povo e não na guerra civil orquestrada da violência nas grandes metrópoles, a que o Lulinha assiste impassível e louco que sirva de pretexto para seus planos de ditadura e poder eterno.

Mas, convocar Constituinte depois de, aos trancos e barrancos (e suportando as baboseiras dos Marronzinhos e Enéias e, o que é pior, do PT, todo dia em nossas casas, no horário eleitoral), nós, povinho humilde e fudido ter escolhido quais os canastrões ou os guerreiros que nos representarão no Congresso e nos executivos, significa a maior, mais cretina e trágica piada. Quer dizer que aquilo que o povo decidir em 1º de outubro pouco importa. Se Lula perder as eleições (nem que seja para seus concorrentes e colegas de defesa do interesse dos ricos: PSDB e PFL ) não perderá o poder e poderá continuar a nos torturar com seu sadismo até o último dia da sua vida.

Usando de seu vasto poder de “persuasão” (o mensalão), comprará a previsível maioria corrupta para aprovar seu projeto de “emenda constitucional” e no dia seguinte quem sabe uma comissão de “notáveis doutores” (quem sabe alguns torturadores) poderá botar abaixo, numa canetada, a mal formada e expressa “vontade popular”. Ninguém sabe como será eleita, nem o que fará a tal “Constituinte”. Mas a única certeza que podemos ter é de que ela será fiel aos reclamos de seu criador e, se o Congresso tomar vergonha na cara e quiser preservar direitos mínimos como 13º salário e férias, rejeitando as reformas sindical e trabalhista, ela pode – como “originária” que será – simplesmente fechá-lo. Para quem tinha dúvida de que o PT era fascista, a notícia acrescenta algo bem maior que a coincidência entre a arrogância e cretina ignorância de seu líder e o criador do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (o partido nazista). Zig heil, führer Luís Inácio!

Ubirajara Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s