COBAIAS HUMANAS


Não sou dado a lazeres insossos e banais como assistir ao “Fantástico” da Rede Globo, cujo título se justifica antes pela inacreditável audiência que mantém há uns bons trinta anos que pelo conteúdo do programa. Mas o tédio do final do feriadão de páscoa era tamanho que, entre uma garfada de pizza e um gole de cerveja Polar (que infelizmente só existe aqui no Rio Grande do Sul), dei com a notícia de que um senador carioca, cujo nome não vem ao caso (basta mencionar que é uma antiga figurinha jornalística, destas carimbadas da TV brasileira), fez aprovar projeto-de-lei seu que proibiria a utilização de animais como cobaias em laboratórios científicos, caracterizando-a como “maus tratos”. A matéria segue discutindo a atitude de grupos yankees que lutam pela mesma causa e a contrariedade dos pesquisadores, que alegam ser essencial a utilização de cobaias no teste de novos medicamentos necessários à preservação da vida humana.

Confesso que não vejo maiores problemas no caso das cobaias – salvo a hipótese de elas estarem sendo sacrificadas antes à necessidade de lucro dos laboratórios multinacionais do que à efetiva preservação da saúde da nossa espécie.

Mas diante da polêmica e da preocupação do famoso senador – que, embora não seja petista, demonstra um ânimo ecológico formal similar ao dos membros deste partido da “esquerda modernosa” – me veio à mente um questionamento interessante. Será que o governo de Lula – cujo socialismo de brincadeira foi de há muito jogado à lata de lixo por suas atitudes concretas – não poderia adotar uma postura semelhante em relação à espécie humana? Ou será que, por acaso, todo o massacre a que tem submetido o povo brasileiro, que amarga diariamente a pior fome e miséria desde a ditadura militar, além de ver freqüentemente ameaçados os seus últimos direitos legais formais (como é o caso das reformas trabalhista e sindical), não se constitui num exótico experimento sociológico, com vistas a criar a perfeita vacina contra o capitalismo, em que todos somos (com exceção da alta burguesia palaciana e dos bem remunerados capachos gerentes de multinacionais) cobaias necessárias?

A julgar pela contradição manifesta entre o programa político formal do PT e as atitudes fascistas (neo-liberal é eufemismo) do governo federal, creio que a única hipótese racional de conciliação entre ambas é esta.

Ubirajara Passos

Anúncios

Um comentário em “COBAIAS HUMANAS

  1. * Em 17.04.06, às 18:56:45,
    * xupaxota disse :

    companheiro bira. fiquei com inveja e resolvi também criar o meu próprio blog. estou alimentando-o com putaria e espero que com isso ele cresça forte e saudável. faça uma visita: http://xupaxota.blog.terra.com.br

    * Em 17.04.06, às 14:57:45,
    * Luiz Ferraz disse :

    como sempre, teus textos são muito interessantes, mas não fala mal do lulinha… só porque o cara deu uma guinadinha em direção ao liberalismo (ou neo, dá na mesma). afinal de contas, não vamos condená-lo por querer encher os bolsos e ter múltiplos orgasmos com o poder…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s